Fotografia

Aprecio muitíssimo as imagens, daí o prazer em fotografar. Sou um fotógrafo diletante. E espero fazer das imagens que capturo um meio de comunicar e compartilhar meus conhecimentos e experiências.

Não sei bem quando tirei a minha primeira foto, ainda era garoto. Mas lembro quando utilizava uma Flexaret / Meopta, filme de rolo, 12 poses de 60mm, creio que fabricada entre 1947 e 1949, que era do meu pai. Tenho ela ainda hoje, embora há muitos anos sem uso.

Alguns anos se passaram até a minha primeira reflex – 1986, uma Minolta SRLT – totalmente mecânica, seguida por uma Minolta Maxxum 400si, eletrônica, em 1998. Deste período tenho algumas centenas de fotos em papel e seus negativos – a maioria com até 20 anos, alguns um pouco mais, que já foram digitalizados.  Destes espero recuperar, com alguma qualidade, ao menos um punhado. Isto devido ao efeito do tempo sobre a película colorida, ao contrário de negativos P&B 60mm de até 50 anos e com melhor qualidade, estes herança familiar.

Daí até a primeira Cybershot não demorou, mas custou até vir a primeira DSRL. Só em 2009 comprei a primeira, uma Canon 50D, juntamente com uma Canon 70-300 IS USM, uma Canon USM 100mm Macro e uma Sigma 17-70 Macro. É isso: estou dando meus primeiros passos em fotografia digital mais séria.

Sou autodidata, inclusive em fotografia. Tenho uma boa biblioteca. O pouco que sei aprendi na prática de anos, mas também contei com ajuda. Meu primeiro curso de fotografia foi no Rio de Janeiro, creio que em 1989, com um fotógrafo da UFRRJ, Ivan Lima. Também fiz cursos de pintura em tela no SENAC/PE, o que acredito contribua para a fotografia, ao menos nos aspectos composição e estética. Como reciclagem para ingresso na era da fotografia digital, pra valer, realizei cursos com os fotógrafos pernambucanos Ivan Alecrim – Comiquê, Assis Lima e no SENAC – com o professor Roberto Soares, todos em Recife.

Gosto especialmente da natureza, de paisagens, de flores, de animais e também de retratos e naturezas mortas. Cada viagem para mim é uma oportunidade para me renovar, conhecer, aprender, me encantar e registrar os mais belos momentos de nossas vidas em uma fotografia. Isso me sensibiliza e eu posso recordar como nosso mundo é maravilhoso.

Visite minha galeria no Flickr: http://www.flickr.com/photos/antonio_limajr/

E caso esteja interessado em saber mais sobre o meu trabalho fotográfico, deixe uma mensagem ou envie um e-mail. Agradeço antecipadamente os comentários deixados em minha galeria.

Cordiais saudações.

AntonioLimaJr

 

Posts sobre fotografia:


Brassai: “O fotógrafo da noite”


Marcel Duchamp e a idéia de deslocamento – anotações para o trabalho de um fotógrafo


Fotos compartilhadas na Web: é o fim da fotografia profissional?

Anúncios